Comunicação sindical

Adesão à greve dos trabalhadores na Amarsul paralisa a recolha e descarga de residuos

Written by | Email Print

  

Os trabalhadores da Amarsul estiveram no passado dia 31, segunda-feira, a efectuar uma greve de 24 horas, com início às zero horas e fim às 24h00. Foram afectados pela paralisação os eco-parques de Setúbal, Palmela e Seixal, a eco-transferência de Sesimbra e a recolha selectiva.

A adesão dos trabalhadores à greve rondou os 95%, tendo afetado a recolha dos resíduos sólidos na Península, bem como a sua descarga em aterro. De registar que, mais uma vez, a administração da Amarsul desrespeitou as condições de segurança e salubridade, ao pretender encher os eco-parques até ao máximo da sua capacidade, quando a empresa a se encontrava a funcionar em serviços mínimos.

 

As razões que levaram à convocação da greve têm a ver com o facto de a administração da Mota-Engil ter efectuado a distribuição dos dividendos (cinco milhões de euros) pelos accionistas e pretender congelar o salário de quem contribuiu de forma decisiva para a obtenção dos referidos lucros. Também subjacente às razões que levaram à convocação da greve, estão as condições de trabalho e o cumprimento do Acordo de Empresa na íntegra, nomeadamente no que diz respeito à Segurança e Saúde no Trabalho e ao respeito pelas categorias profissionais e demais condições pecuniárias.

O sindicato saúda a tomada de posição dos trabalhadores e repudia as intenções da empresa, pois, ao não distribuir a riqueza criada pelos trabalhadores, não cumprir o Acordo de Empresa e as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, está a pôr em causa a prestação de um serviço público essencial para as populações da Península de Setúbal.

A luta continua! Por salários e direitos.

2016-11-02

 

Todos ao 1º de Maio!

Próximas iniciativas

 

28/03/2017- Dia Nacional da juventude/ manifestação em Lisboa

25/04/2014- Dia da Liberdade

01/05/2017- Dia do trabalhador

Saúde e Segurança no Trabalho

logosstsitetr 

 

SITESUL no Facebook

facebook_sitesul

Assédio Moral é ilegal!