30 anos de VW/Autoeuropa
A Administração da VW Autoeuropa, no passado dia 26 de Novembro, celebrou os 30 anos de existência da empresa com pompa e circunstância!
Na celebração estiveram presentes altos representantes do Estado, já os trabalhadores, obreiros do sucesso da empresa e seus produtos no mercado automóvel , nem direito a cinco minutos a mais de tempo de refeição tiveram nesse dia como forma de reconhecimento do seu contributo indiscutível ao longo destes 30 anos de trabalho intenso.
No mesmo dia, a Administração anuncia um investimento na fábrica de 500 milhões de euros, o que se sinaliza como positivo, e anuncia ainda que, afinal o ano de 2021 será o terceiro melhor ano de sempre, superando o ano anterior já classificado como tal, isto em plena pandemia e com a conhecida crise dos semicondutores.
E os trabalhadores…
Já os trabalhadores, até ao presente momento, por parte da Administração apenas obtiveram respostas negativas às suas reivindicações e o pagamento de um prémio único de 500€ por decisão administrativa.
2021 representa para os trabalhadores, um ano sem o justo aumento dos salários, ficando assim muito aquém daquilo que é justo e merecido.
Por outro lado, presentemente de volta à mesa das negociações, a administração da VW/AE tenta criar mais uma vez, um sentimento de instabilidade e apreensão quanto ao futuro, quando se negoceia as reivindicações dos trabalhadores para o próximo ano.
O SITE Sul repudia esta posição e as tentativas de criar bancos de horas ou quaisquer outras medidas que se traduzam em cortes de qualquer tipo de rendimentos ou direitos dos trabalhadores, através da chantagem e do medo a pretexto da pandemia e da falta de componentes.
Alertamos os trabalhadores para que se mantenham firmes, determinados e interventivos na defesa das suas reivindicações, salários, emprego e direitos.
É claro e anunciado publicamente que existem condições para aumentar salários, manter todos os postos de trabalho e direitos , não bastam festas e palavras bonitas exigimos o merecido reconhecimento através da valorização do nosso trabalho.
As nossas reivindicações são justas e necessárias, e sim é possível;
- O aumento geral dos salários em 90 euros para todos os trabalhadores!
- O aumento do salário de admissão no sector e do SMN para os 850 euros!
- A redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais para todos!
- Melhores condições de trabalho e de vida!
O SITE Sul já pediu reunião à Administração para discutir estas e outras matérias do interesse dos trabalhadores, tal como é o caso dos trabalhadores colocados no IEFP.